quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A língua francesa em risco?

Sim, caros frequentantes. Tem gente que ainda acredita que o francês, bem como todas as outras línguas do mundo (menos o inglês, o espanhol e o mandarim) estão ameaçadas de desaparecimento.

Eu sempre me lembro do sábio JJ Veiga, que trabalhou na Inglaterra como jornalista, ao responder sobre o medo de o português desaparecer. Ele foi preciso: "você diria que o alemão vai desaparecer? Tem mais gente falando português do que alemão nesse mundo e ninguém diz que ele vai desaparecer. E se o alemão não vai desaparecer, por que isso aconteceria com o português?"

Somos mais de 170 milhões de lusófonos, fazendo do português a 6a língua mais falada do mundo (de acordo com a Unesco) é uma bobagem pensar assim. No caso do francês, é a mesma coisa: enquanto houver falantes dessa língua, ela não desaparecerá. Mas é claro que, com o extermínio de falantes de algumas línguas, principalmente de povos minoritários e massacrados por grupos rivais, estas correm o risco do extermínio - uma razão muito mais séria e preocupante do que o "domínio do inglês".