domingo, 30 de agosto de 2009

Aluno que nunca vi, mas que já prescinde do mestre


Não vou publicar o nome dele aqui, pois nem em seu próprio blog, o Laisse-Faire, ele o faz. Mas gostaria de mostrar a vocês o trabalho dele.

Como muitos devem saber, o Avangardix existe há 6 anos e completará 7 em janeiro de 2010. Acredito ter sido pioneiro no francês pela internet (mas não fiquei rico com isso), mas como eu não sabia colocar um mísero contador no rodapé da página, nunca mais saberei quantas vezes meu site foi acessado nem quantas voltas minha apostila deu ao mundo.

O fato é que muita gente me é grata por ter aprendido sozinho e de graça. Mas o melhor agradecimento que um aluno pode dar a seu mestre é mostrar que aprendeu e sabe o que faz com o conhecimento adquirido.

No caso do Laisse-Faire, vocês podem conferir a série de contos "Merde alors", na qual o autor se exercita em francês em busca de aperfeiçoamento lingüístico. E o resultado é evidente.

Confiram o conto "La llorona" (embora a história se passe no México, está escrita em francês) e digam se não tenho razão.

Se mais algum aluno aí tiver um blog no qual se exercite, não hesite em entrar em contato. Afinal, o francês não precisa ser A língua estrangeira, e sim MAIS UMA língua estrangeira na sua vida...


À tout à l'heure