quarta-feira, 3 de junho de 2020
Análise de conto "O homem da areia", de E.T.A. Hoffmann (Disciplina ETELF)
Bonjour à toutes et à tous,
Conforme o prometido, a partir de hoje o material da disciplina Elementos Teóricos para o Estudo da Literatura Fantástica, que ministro no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá, será disponibilizado aqui no Avangardix para que não precisemos mais depender de e-mails que se perdem ou chegam muito atrasados ao destino.
A postagem de hoje ainda refere-se à segunda aula, sobre o Inquietante, texto de Freud sobre esse sentimento surgido da confrontação com um objeto ou ser ou situação que, apesar de familiar carrega traços perturbadores ou algo nunca antes visto, mas que incomoda por apresentar características já conhecidas pelo observador. É, basicamente, um conflito entre a percepção e a consciência e que participa de um "sobrenatural real", atestado por estados alterados de consciência e as coincidências fortuitas.
É a partir dessa dificuldade de conseguir se orientar numa realidade referencial que E.T.A. Hoffmann nos apresenta a jornada do jovem Natanael rumo à insanidade e à morte.
Acompanhem!
Restez Forts! Résistez!